Buscar

Relatório de Tendência do Instagram 2022



Estudo feito pelo Instagram, sobre os temas que interessarão à Geração Z em 2022.


1ª Trend Report do Instagram - 2022


1. Moda e beleza

De acordo com o relatório, 50% dos adolescentes e jovens vão apostar na moda alternativa em 2022, com estilos como Dark Academia, Goblincore ou até mesmo um estilo de vestido nostálgico.

Do lado da beleza, 1 em cada 3 jovens se interessa pela composição de produtos de beleza e maquiagem. Eles vão preferir cremes com composição natural, maquiagem vegana e usarão menos produtos em geral para sua rotina de beleza.

2. Compras

Em 2022, a Geração Z espera novas experiências de compras online e aposta em um consumo mais responsável. Assim, 27% dos adolescentes e jovens consideram a experiência de compra no aplicativo, diretamente de seus feeds nas redes sociais.

Por outro lado, 23% dos entrevistados desejam comprar roupas usadas online e 24% desejam participar de um melhor consumo revendendo suas roupas por meio de um site de vendas online ou por meio das redes sociais.

Algumas das hashtags mais populares nesta categoria:

3. Música e dança

O formato de vídeo curto oferece uma nova maneira de descobrir a música, bem como uma experiência musical inovadora. Assim, 70% dos adolescentes esperam descobrir novos sons e artistas por meio das redes sociais em 2022. Dentre eles, 1 em cada 3 também quer ver mais desafios de dança.

4. Celebridades e criadores

Para 83% dos entrevistados, os criadores de conteúdo têm tanta influência quanto os influenciadores, se não mais. Destes, 4 em 5 dizem que as celebridades online e nas redes sociais têm mais influência na cultura do que as chamadas celebridades “tradicionais”, como os atores.

5. Carreira e educação

Mais do que nunca, a Geração Z está reavaliando a educação e seus objetivos de carreira. 90% dos entrevistados acreditam que a melhor formação vem de experiências reais no mundo, apontando para o alto custo de continuar estudando. Conscientes do caráter nocivo de se deixar ser definido ou consumido pelo próprio trabalho, 68% afirmam que "trabalho eu tenho que fazer" mas "não é a coisa mais importante da minha vida". Enquanto 71% dos entrevistados concordam com a afirmação “Eu prefiro um trabalho significativo, mesmo que signifique menos remuneração”

6. Alimentos

Em 2022, os jovens continuarão a experimentar receitas complexas e outras técnicas inovadoras em sua culinária. Mais de 1 em cada 4 deles quer tentar assar pão ou experimentar receitas exóticas. Enquanto a geração do milênio (1 em 6) mostra um interesse crescente na gastronomia molecular.

7. Bem-estar

A saúde mental é particularmente importante para a Geração Z. Os jovens adultos desejam fazer escolhas de estilo de vida com base no impacto que isso terá em sua saúde emocional .

Em 2022, isso significa que 1 em cada 3 continuará a se envolver em atividades que preservem sua saúde mental , como a meditação guiada.

Enquanto 1 em cada 4 jovens adultos consideram realizar atividades criativas, como desenho, pintura ou mesmo música.

Para o próximo ano, os entrevistados gostariam de adotar uma abordagem holística para o bem-estar, ou seja, cuidar de todos os aspectos de sua vida. Isso envolve exercícios físicos, principalmente em casa, explorando sua criatividade e cuidando do seu lugar de vida.

8. Jogos

Em 2022, o interesse pelo jogo aumentará. Para os jovens adultos, os videogames representam uma plataforma social e um meio de fuga. Portanto, 3 em cada 10 desejam assistir a outros jogos de videogame por meio de transmissões ao vivo. 1 em cada 5 adolescentes também deseja que novas experiências, como concertos de realidade virtual, se tornem populares em 2022.

9. Memes

Diante da incerteza em que o período atual os mergulha, os jovens apostam no campo de expressão que os memes representam hoje. A ironia e a honestidade envolvidas na criação de memes também os tornam um reflexo saliente da sociedade atual. Assim, 29% dos entrevistados esperam se deparar com mais humor absurdo em 2022.

10. Justiça social

De acordo com o relatório, muitos jovens da Geração Z mostram um forte engajamento online, o que às vezes se traduz em ação social. 52% dos entrevistados dizem que seguem contas com foco na justiça social nas redes sociais que fornecem informações sobre ativismo. Um compromisso que continuará a crescer em 2022, enquanto 37% dos entrevistados planejam doar parte de suas economias para causas que estão em seu coração.



12 visualizações